quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Quais os canais mais usados para a comunicação?

A tabulação dos valores de 0 a 10 atribuídos a cada meio quanto ao uso,
preferência e confiança foi feita de modo a serem obtidas médias aritméticas. Foi
especificado no questionário que a “nota” 0 equivaleria ao não uso do meio para a
obtenção de informações agropecuárias.
Para o público amostrado, a internet aprece como o meio mais usado e também
preferido, apesar de, no quesito confiança, o líder serem os informativos especializados,
sobretudo os de periodicidade semanal. A troca de informações com pessoas do mesmo
meio também é bastante utilizada e obtém, igualmente, elevado grau de confiança, ainda
que ligeiramente inferior à atribuída aos informativos especializados.
No quesito confiança, a internet e revistas especializadas aparecem muito
próximas da comunicação interpessoal, dividindo um segundo lugar, atrás dos informativos especializados.

A internet lidera com uma boa vantagem sobre a comunicação pessoal, segunda
colocada no ranking dos meios mais utilizados na busca por informação agropecuária.
Uma boa explicação para esse resultado é dada por BOTEON (2004), que resume em
poucas linhas as vantagens de custo que têm alavancado a internet.
Os avanços tecnológicos recentes facilitaram o acesso à informação e
tornaram a internet um meio ágil e barato de distribuição, quando
comparado com os métodos tradicionais como correio e fax. Além disso, o
custo de reprodução da informação digital é também menor que o da
reprodução em série de livros, revistas ou jornais (BOTEON, 2004, p.31).
Em terceiro lugar vêm os informativos especializados, com quase 7 de
intensidade de uso. Revistas alcançam média apenas satisfatória – de 6,35 –, e os jornais
impressos de circulação interestadual – analisados detidamente no item 4.3 – ocupam
posição um pouco mais desconfortável, com média 6, indicando que não são usados
intensamente na busca por informação agropecuária.
A TV supera o rádio e também os jornais regionais tanto no quesito meios mais
Utilizados quanto de maior confiança. Quando a pergunta enfoca o canal que “mais
gosta”, a TV passa à frente também dos boletins de entidades de classe/cooperativas.
O jornal impresso regional aparece quase no final da fila quanto à utilização,
superado apenas pelo rádio, que, a propósito, é bastante desprestigiado pelo público
desta pesquisa. O rádio obteve “nota” 3,4 quanto à intensidade em que é utilizado para a
Busca de informações agropecuárias, 5,12 quanto à confiança no seu conteúdo também
Agro e 4,7 quanto à preferência.
Sabe-se que rádios e jornais de alcances locais ou regionais cumprem funções
importantes na divulgação e questionamentos sobretudo de temas políticos e sociais.
Circunscritos à comunidade a que pertencem. Já em relação a temas especializados,
como o agro negócio, com base em observações empíricas, constata-se a falta de preparo
das equipes para essas pautas.

Sem comentários:

Enviar um comentário