quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

No que consiste a Telemática , e quais os seus principais serviços?

A utilização de recursos telemáticos em projectos de aprendizagem abre perspectivas de mudanças
na escola, tanto institucionais como pedagógicas, aproximando-a das expectativas dos adolescentes e dos
jovens naquilo que pode ser oferecido a eles.
Os meios tecnológicos de informação e comunicação potencialmente oferecem a esses
adolescentes e jovens espaços de agrupamentos dentro de uma faixa com dois pólos antagônicos,
possibilitando a participação deles em ociosidades virtuais alienantes ou até em interacções sociais reais
capazes de trazê-los ao pertencimento e interferências no mundo real. O posicionamento de nossos alunos
nessa faixa de possibilidades, entre um agrupamento e outro, depende de muitas variáveis, mas também
depende de como a escola vem utilizando seus recursos tecnológicos para transformá-la, ao mesmo tempo,
em ambiente agradável aos jovens e de favorecimento à aprendizagem significativa. As novas tecnologias
de informação e comunicação estão “transformando profundamente as sociedades contemporâneas e, em
particular, os processos educativos” (Echeverría, 2000), apresentando potencial para tornar a educação
mais significativa, mas desde que seja dada oportunidade aos alunos de se envolverem em actividades
significativas e autênticas e/ou responder a desafios e problemas. Devem, portanto, constituírem-se
ferramenta ao serviço do processo de ensino-aprendizagem e instrumento que propicia resolver problemas
e desenvolver projectos, favorecendo a articulação entre diversas áreas do conhecimento e proporcionando
a produção de novos conhecimentos.
Os recursos telemáticos devem, como menciona Butter (2004), impulsionar necessidades de
reenfocar o currículo, com a busca de novas metodologias que conduzam e influenciem a geração de
sujeitos autónomos. O sistema educacional brasileiro, apesar das críticas, apresenta-se dentro desse
enfoque, pois não está fechado às necessidades humanas e às possíveis mediações tecnológicas. As leis
educacionais e os Parâmetros Curriculares Nacionais amparam possibilidades de avanços, inclusive em
acções pedagógicas contextuais, nas quais, actualmente, a utilização das tecnologias de informação e
comunicação e as relações humanas na educação aparecem em muitas discussões.

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